Topo

Estudantes da Faculdade Pitágoras celebram Dia Internacional do Farmacêutico

Estudantes da Faculdade Pitágoras celebram Dia Internacional do Farmacêutico

Conscientização sobre cuidados com a pele aconteceu na Praia do Cacau

Na manhã de sábado (23), estudantes do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Imperatriz promoveram uma ação de conscientização na Praia do Cacau, com o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Farmacêutico, cuja data transcorreu nessa segunda-feira, 25 de setembro, instituído com o propósito de unificar a classe em âmbito mundial.

“Buscamos sensibilizar a população sobre o papel do farmacêutico, mostrando ser ele um dos profissionais de saúde mais confiáveis, acessíveis e requisitados em todo o mundo”, frisou a professora Laysa Paloma Vieira Castro, coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Imperatriz, acrescentando que, diariamente, milhões de pessoas vão as farmácias em busca de medicamento e da orientação prestada por farmacêuticos, ressaltando que este profissional pode atuar em mais de 74 áreas distintas, entre elas, a cosmetologia, em alta atualmente em todo o País.

A ação teve início às 10h e foi concluída às 13h30, com os estudantes orientando sobre os cuidados que a população tem de ter ao usar protetor solar e/ou ao guardar um medicamento, além de informar sobre o papel do profissional farmacêutico, incentivando a população a sempre procurá-lo quando tiver dúvidas relacionadas a medicamentos ou cosméticos.

Durante a ação, os estudantes esclareceram sobre os raios UVA (ultravioleta), radiação eletromagnética, que causa manchas, envelhecimento e câncer de pele, e UVB, responsáveis pelos efeitos imediatos do sol na pele: queimaduras, inflamações e vermelhidão, lembrando, a propósito, que o protetor solar deve ter estas duas radiações, pois ambas são prejudiciais à saúde do ser humano. “Tomar sol é muito importante, pois traz muitos benefícios, como a síntese de vitamina D, extremamente importante para o corpo humano, responsável pela absorção de cálcio, importante no fortalecimento dos ossos e proteção do coração”, destacou Laysa Vieira.

De acordo com a professora Laysa Vieira, a carreira farmacêutica em cosmetologia é regulamentada pela Resolução 406, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), muito valorizada pelo mercado de trabalho, ganhando mais importância com o passar dos anos. “Isso se dá em virtude do aumento significativo por parte da população em relação a estética, saúde e bem-estar”.

O estudante Felipe Araújo, do segundo período do Curso de Farmácia da Pitágoras Imperatriz, frisou a ação como de fundamental importância. “Também inova, pois saiu das comemorações tradicionais, fazendo com que nós tivéssemos contato direto com a população, colocando em prática o que aprendemos, em sala de aula”. Pensamento compartilhado por Giuliane Azevedo, também estudante do segundo período do Curso de Farmácia. “Nos ajudou em muito o contato com as pessoas, aqui na praia”.

Dono de uma das barracas situadas na Praia do Cacau, Geraldo dos Santos Gonzaga, mais conhecido por Xexéu, elogiou a iniciativa do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras de Imperatriz. “Uma iniciativa que merece sempre o nosso apoio, o sol aqui em nossa cidade permanece forte, portanto, os esclarecimentos aqui feitos em muito nos ajudarão”, concluiu o comerciante.

Notícias mais lidas:



Olá, deixe seu comentário para Estudantes da Faculdade Pitágoras celebram Dia Internacional do Farmacêutico

Enviando Comentário Fechar :/

Sistema CNDL

[CNDL] [FCDL] [CDL] [CDL Jovem] [SPC Brasil]